BLM lança software VGPNext para 'revolucionar' o mundo da dobragem
O VGPNext é o novo software de programação CAD/CAM para as máquinas curvadoras de tubos e máquinas curvadoras de arame do BLM Group, desenvolvido especificamente para responder aos desafios tecnológicos atuais. O software apresenta uma interface gráfica completamente revolucionada que oferece numerosas funções disponíveis com o toque de um botão, facilitando a tarefa do operador e tornando a programação da máquina mais prática e simples.
O VGPNext do BLM Group melhora a sinergia entre a máquina e o software, simplificando algumas funções para tornar a fase de programação ainda mais intuitiva. O VGPNext permite-lhe localizar imediatamente o programa da peça, simular a maquinação e iniciar o fabrico com apenas alguns cliques.
Vários métodos de programação da peça
O VGPNext permite-lhe selecionar um programa da biblioteca através de um ficheiro com imagens e dados técnicos. A biblioteca reúne todos os programas do servidor num único local, disponibilizando uma pré-visualização e numerosos filtros de pesquisa, para facilitar ainda mais esta etapa. Podem ser atribuídas etiquetas personalizadas aos diferentes programas de peças e a pesquisa pode ser filtrada por etiqueta, mas também por secção, material, data, máquina, etc.
Importação de um programa peça
O módulo B_import permite importar um tubo ou um conjunto de vários tubos em formato STEP ou IGES para o VGPNext para obter automaticamente as coordenadas teóricas. Trata-se de uma solução que poupa tempo e que permite aos operadores menos experientes familiarizarem-se com o programa.
Modelação de raiz
Todo o fluxo de programação se torna intuitivo com a ajuda de uma barra de fita (ribbon bar) que ajuda o operador indicando os passos em falta, os dados incorretamente preenchidos, os dados predefinidos e os dados modificados pelo utilizador. Desta forma, o VGPNext considera todas as variáveis possíveis – coordenadas teóricas, retorno elástico, alongamento do material, viabilidade de curvatura, escolha de ferramentas, etc. – e indica onde intervir. Isto permite ao operador passar de um passo para o seguinte sem perder dados importantes. Após a programação da peça e a correção das deformações geométricas, é possível simular a viabilidade com o simulador 3D incorporado no VGPNext.
Simulação 3D e estimativa de tempo
O VGPNext está equipado com um simulador realista que antecipa possíveis colisões entre a peça maquinada e a máquina para evitar o contacto e garantir uma produção segura. Cada máquina é identificada pelo seu número de série, pelo que o software conhece a configuração exata da máquina e os respetivos acessórios montados. Esta função permite ao VGPNext reconhecer duas máquinas da mesma família com configurações diferentes: as simulações refletem o estado exato da máquina e podem fornecer dados de tempos de ciclo ainda mais precisos.
Correção específica de defeitos
O VGPNext integra um catálogo de correção de defeitos, onde o operador pode escolher a correção mais adequada sem ter de redesenhar todo o programa de peças. A máquina sugerirá a correção a fazer e definirá os parâmetros para a correção.
Supervisão
Esta função fornece uma imagem mais completa da eficiência da máquina ao longo de um dia. Esta função permite-lhe acompanhar a produção diária do seu sistema e verificar, entre outras coisas, o tempo de ciclo da peça na fase de maquinagem, os lotes de produção concluídos, o número total de unidades rejeitadas.
Plug-in
O ecrã plug-in gere funcionalidades adicionais e permite simular alterações na produtividade do sistema com e sem uma determinada função, de modo a poder avaliar a sua futura aquisição. Com o VGPNext é possível programar um sistema de dobragem de uma forma muito fácil.