Panattoni anuncia terceiro projeto em Portugal, em Santarém
Numa parcela com 100 mil metros quadrados, no município de Santarém, Panattoni Park Santarém incluirá a construção de um armazém multi-inquilino com uma superfície bruta de 34.344 m² permitindo a divisão em dois módulos de 17.172 metros quadrados cada um.
Um destes módulos foi arrendado a um operador logístico nacional, enquanto o outro ainda está disponível. Este desenvolvimento segue-se aos projetos em Porto Valongo, atualmente em construção e disponível no final deste ano, e em Santa Iria de Azoia, que começará em breve.
O terreno de Santarém está estrategicamente situado com acesso direto à autoestrada A1, que liga Lisboa ao Porto, passando por importantes cidades como Santarém, Leiria, Coimbra e Aveiro. A proximidade da Azambuja, onde se encontram as maiores plataformas logísticas do país, é fundamental para a escolha desta localização. Empresas como Grupo Damm e Intermarché já estabeleceram os seus centros de distribuição na zona, destacando a procura existente para espaços logísticos neste corredor.
O projeto da Panattoni em Santarém está na fase de movimentação de terras e prevê-se que esteja pronto no terceiro trimestre de 2025. O armazém terá uma superfície de 33.000 m², e uma área de escritórios de 1.344 m², com mezzanine de 1.119,26 m², permitindo a divisão em dois módulos de 17.172 m² cada um. A instalação contará com 48 docas de carga e descarga, 35 metros de cais de manobra, altura livre de 10.6 metros e potência elétrica de 800 kW em todo o parque.
Em linha com o compromisso de sustentabilidade da Panattoni, a plataforma contará com painéis fotovoltaicos para autoconsumo, isolamento de lã de rocha, iluminação LED, e contadores conectados a um sistema de controlo BMS para otimizar o consumo energético. A certificação BREEAM “Very Good” garantirá a eficiência do edifício, reduzindo os custos operacionais e assegurando o bem-estar dos utilizadores. Além disso, serão disponibilizados 450 lugares de estacionamento, incluindo espaços para bicicletas, camiões e veículos elétricos, bem como zonas verdes que somam 8.800 m².
"O mercado português tem experimentado um notável aumento na procura logística em áreas metropolitanas, com um dinamismo crescente e recetividade a novos investimentos. Na Panattoni, estamos cientes disso e apostamos neste novo projeto em Santarém, que não só reforça a nossa presença em Portugal, como também impulsiona o crescimento económico e logístico da região”, afirmou Gustavo Cardozo, Diretor Geral da Panattoni Iberia.