Panattoni anuncia o desenvolvimento do seu segundo parque logístico em Portugal
A Panattoni, o principal promotor imobiliário logístico-industrial na Europa, acaba de anunciar o seu primeiro projeto de desenvolvimento em Lisboa (segundo em Portugal).
O Panattoni Park Lisbon-City, que se torna o segundo parque logístico da empresa em Portugal, é resultado da aquisição de um terreno com 137.160 metros quadrados localizado em Loures (área metropolitana de Lisboa), da multinacional Saint-Gobain, e sob o apoio legal da Abreu Advogados, com o sócio responsável, Pedro Pais de Almeida.
"Estamos muito satisfeitos em anunciar a nossa expansão no mercado português. Portugal oferece excelentes condições de investimento no nosso setor e crescer lado a lado com as empresas locais e internacionais que operam em Portugal. O Panattoni Park Lisbon City é a demonstração de um claro compromisso em continuar a crescer nos diferentes mercados da Península Ibérica, com um forte foco em Portugal nos últimos anos", afirma Gustavo Cardozo, diretor-geral da Panattoni para Espanha e Portugal.
O novo 'Panattoni Park Lisbon City' será composto por edifícios logísticos modernos, eficientes e sustentáveis, a preços de arrendamento muito competitivos, fornecendo soluções abrangentes para o setor industrial ou logístico na parte ocidental da Península Ibérica.
Com uma área total de 85.000 metros quadrados (ABL), o parque terá capacidade para acolher quatro imóveis: três armazéns para vários inquilinos, e uma instalação de ´cross-dock´ para um único inquilino. Além disso, os três armazéns serão suficientemente flexíveis para acomodar vários inquilinos em unidades mais pequenas a partir de 5.400 metros quadrados (com 10 cais de carga e descarga cada).
O parque logístico terá uma área de escritórios total de 5.000 metros quadrados e 122 cais de carga e descarga, distribuídos pelos quatro edifícios, enquanto os armazéns terão um pé direito mínimo de 10,5 metros, nivel de risco de incêndio 2, sprinklers e uma sobrecarga de laje de 6T/m2. Também terá uma área total de estacionamento para mais de 300 veículos e furgões, carregadores para veículos eléctricos e parque para bicicletas em cada um dos quatro armazéns.
Em conformidade com a estratégia de sustentabilidade 'Go Earthwise with Panattoni', o projeto terá a certificação de construção sustentável BREEAM 'Excellent', que garante o cumprimento dos mais elevados padrões de sustentabilidade. Será também instalada uma central fotovoltaica, bem como um sistema de iluminação LED eficiente em termos energéticos e zonas verdes para tornar o parque logístico um espaço agradável para os trabalhadores. É importante destacar que os edifícios alcançarão uma redução de 30% na pegada de carbono.
Este projeto ´bronwfield' traz de volta à vida ativos e espaços que estiveram inoperantes por anos, e a sua reutilização contribui para a conservação ambiental. "Recuperar terras e reabilitar espaços não utilizados são facetas da gestão responsável do solo para os estados-membros da UE e fazem parte da sua política de desenvolvimento sustentável. Restauramos espaços ao seu propósito original, ao mesmo tempo que realizamos uma série de atividades para conservar o meio ambiente e os ecossistemas locais. Desta forma, contribuímos para a redução das emissões de CO2, criamos empregos e melhoramos a qualidade de vida das comunidades locais", afirma Piotr Kociolek, diretor ambiental da Panattoni.
Em termos de localização, fica a 11 km do Aeroporto de Lisboa e a 18 km da Praça do Rossio, com acesso direto à Autoestrada do Norte. Portanto, oferece uma posição estratégica para todos os tipos de empresas que necessitam de proximidade com a cidade e entrega de última milha, distribuição urbana, logística reversa e armazenagem na cidade.
Especificações técnicas detalhadas:
- Armazém nº1: 29.142 metros quadrados ABL (até 3 inquilinos)
- Armazém nº2: 18.119 metros quadrados ABL (até 2 inquilinos)
- Armazém nº3: 27.390 metros quadrados ABL (até 4 inquilinos)
- Cross-dock: 8.859 metros quadrados ABL (single tenant)
O desenvolvimento será dividido em duas fases envolvendo nova construção e reabilitação de instalações existentes; a primeira fase estará pronta até o terceiro trimestre de 2025 e a segunda fase será construída imediatamente em seguida.